Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Cultura

Novembro das Artes Negras celebra a produção artística negra

Neste ano, o evento acontece na sede da Funceb no Campo Grande; e na Sala Walter da Silveira, nos Barris

Novembro das Artes Negras celebra a produção artística negra

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 24 de novembro de 2023 às 14:47

Atualizado: no dia 24 de novembro de 2023 às 14:59

De 27 a 29 de novembro, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) realizará a 6ª edição do Novembro das Artes Negras, projeto iniciado em 2017 que tem como objetivo visibilizar e fortalecer as expressões artísticas negras da Bahia.

Neste ano, o evento acontecerá na sede da Funceb no Campo Grande; e na Sala Walter da Silveira, nos Barris. Com programação aberta ao público, o tema será “Construindo Narrativas: expressões artísticas negras e suas influências na formação de identidade cultural baiana”. 

De forma inédita, essa edição terá a participação de artistas selecionados através de Convocatória Especial. Haverá shows musicais da banda KalunduH, dos artistas Nouve, Brunno de Jesus, e a mirim Lilica Rocha, a rapper Udi Santos e a cantora Laiô. O samba será parte especial da programação, com o show “Samba Convida”, que unirá mulheres do Samba Ohana, Samba das Pretas e Gal do Beco. Também se apresentam os cantores Marcionilio Prado e Tiganá Santana e o maestro Ubiratan Marques.

Para programação literária, os saraus serão atração principal: “De Volta ao Nosso Quilombo” e “Sarauzinho da Calu: Uma performance Literária”, com as poetas Bruna Silva, Fabricia de Jesus e Blenda Santos, além do poeta Marcelo Ricardo. 

Além disso, no Solar das Rosas, terá dança no dia 28 de novembro, com performances a partir das 17h30, na apresentação “Maracatu Mistério”, de Márcio Fidelis Cia de Dança, “Exu Menino”, com Dudé Conceição e a performance “Argila”, de Lua Carvalho. Na Sala Walter da Silveira, acontecerá a 'Sessão Cinemateca da Bahia - Novembro das Artes Negras', em homenagem ao cineasta Antônio Olavo. Entre os dias 28 e 30 de novembro, sempre às 17h, serão exibidos os filmes 'Quilombos da Bahia', 'Abdias do Nascimento - Memória Negra' e 'A Cor do Trabalho'.