Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Cultura

Bateria da Chegou a Hora vai desfilar na Festa de Santa Bárbara

O grupo reúne grandes bambas das escolas de samba do passado, como Mestre Régis e Milton da Cuíca

Bateria da Chegou a Hora vai desfilar na Festa de Santa Bárbara

Foto: Pedro Mota / Divulgação

Por: James Martins no dia 03 de dezembro de 2023 às 16:15

Atualizado: no dia 03 de dezembro de 2023 às 16:47

A bateria da Associação Carnavalesca Chegou a Hora vai desfilar no Pelourinho, nesta segunda-feira (4), a partir das 14h, como parte das celebrações da Festa de Santa Bárbara. A concentração será em frente ao Solar Ferrão, na rua Gregório de Mattos, 45. "Vai ser uma festa muito bonita, reunindo grandes bambas, mestres, dos tempos do auge das escolas de samba do carnaval de Salvador", adianta Carlos Augusto (Big), presidente e principal animador do grupo, em conversa com o Metro1.

O desfile é uma iniciativa que visa também fortalecer a retomada do batuque original das escolas de samba soteropolitanas, que viveram seu melhor momento entre os anos 1960/70, com agremições como Diplomatas de Amaralina, Ritmistas do Samba, Juventude do Garcia e outras.


A alegria de Carlos Augusto (Big), o arregimentador. Foto: Pedro Mota.

Para tanto, Big convocou remanescentes daquele movimento como Mestre Régis, Osmar Reis (Bali), Fominha, Seu Milton da Cuíca e tantos outros. "Eles precisam ser lembrados, porque eles deram uma contribuição muito grande para a cultura do carnaval", diz Big, que inclusive mandou confeccionar dois estandartes, um com os nomes dos baluartes vivos e outro (in memorian) dos que já se foram. Entre os citados estão Urubel, Valdir Lascada, Guiga de Ogum, Paulinho do Reco e muitos mais.


Várias gerações fazendo o mesmo samba. Foto: Pedro Mota

SERVIÇO
O QUE: Desfile da bateria Chegou a Hora
ONDE: Concentração em frente ao Solar Ferrão
QUANDO: 4 de dezembro (segunda), às 14h
QUANTO: Grátis!