Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Cultura

MP-BA ajuiza ação para obrigar o governo a preservar as obras do artista Frans Krajcberg

De acordo com o promotor de Justiça, Fábio Fernandes Corrêa, apurações feitas pelo MP-BA apontam falta conservação nas obras do artista

MP-BA ajuiza ação para obrigar o governo a preservar as obras do artista Frans Krajcberg

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 04 de dezembro de 2023 às 18:41

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação contra o governo da Bahia, neste domingo (3), para que sejam tomadas medidas de preservação das obras de Frans Krajcberg

De acordo com o promotor de Justiça, Fábio Fernandes Corrêa, apesar do artista ter doado todos os bens que possuía e seu acervo completo de obras de arte ao governo, "poucas ações efetivas foram tomadas pelo Estado para a preservação desses bens".

Ainda segundo o promotor, as apurações feitas pelo MP-BA apontam falta conservação nas obras do artista. Corrêa também solicitou à Justiça que determine que o Estado, em até três meses, apresente um plano de gestão com as ações que serão feitas para conservar o Sítio Vergara e do Sítio Natura, além de efetivar o Museu Artístico e Ecológico.

O representante do MP-BA também pediu á Justiça que obrigue o Estado a adotar os cuidados necessários com as obras, como limpar e catalogar as peças do acervo; fiscalizar supostas falsificações e apresentar um cronograma com atividades da Fundação Museu Frans Krajcberg, entre outras medidas.

Em abril de 2022, a jornalista Renata Rocha, biógrafa de Krajcberg, denunciou o descaso e a retirada ilegal do acervo do museu do artista no sítio Natura, na cidade de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia, em entrevista à Rádio Metropole. Na época, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) negou a acusação da biógrafa e afirmou que as denúncias eram "caluniosas".