Domingo, 11 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Regina Casé e Alberto Pitta articulam revitalização do Cine Pax na Baixa dos Sapateiros

Cultura

Regina Casé e Alberto Pitta articulam revitalização do Cine Pax na Baixa dos Sapateiros

Desativado desde 1998, o equipamento cultural já esteve também na mira de Daniela Mercury

Regina Casé e Alberto Pitta articulam revitalização do Cine Pax na Baixa dos Sapateiros

Foto: Fernando Torres / Divulgação

Por: James Martins no dia 18 de janeiro de 2024 às 13:03

A apresentadora Regina Casé e o artista plástico Alberto Pitta estão articulando a revitalização do Cine Pax, equipamento cultural que fica na Baixa dos Sapateiros e está desativado desde 1998. O Metro1 apurou que eles chegaram mesmo a visitar o espaço recentemente, para avaliar a estrutura e planejar instalações e usos. 

Fundado em 1950, O Pax já foi um dos maiores cinemas de Salvador, com 1500 poltronas. O equipamento pertence à Ordem Primeira de São Francisco e foi fechado pela Sucom, em 98, por apresentar problemas nas intalações elétricas, após enfrentar um processo de decadência que vinha desde os anos 80.
 
Em 2003, Daniela Mercury anunciou que iria arrendar o espaço e transformá-lo em casa de show. Infelizmente, não deu certo. Em 2009, uma empresa chamada Pelô Hall também divulgou que transformaria o extinto cinema em casa de eventos multiuso. Também não vingou.

Moradora do Santo Antônio Além do Carmo, Regina vem demonstrando, há algum tempo já, interesse no impulsionamento da Baixa dos Sapateiros. Pitta, por sua vez, mantém ali perto a sede do Cortejo Afro e lançou no ano passado o livro "Histórias Contadas em Tecidos: O Carnaval Negro Baiano", onde trata-se também da relação dos cinemas com os blocos da cidade.  

Torcemos para que dessa vez o projeto ande e o Cine Pax se transforme em um equipamento cultural que impulsione a revitalização da Baixa dos Sapateiros como um todo.