Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Cultura

Pedro Tourinho: "Vamos transformar a sede do Ilê Aiyê em um centro de convenções da cultura negra"

Declaração foi feita durante a saída do bloco na noite deste sábado (11)

Pedro Tourinho: "Vamos  transformar a sede do Ilê Aiyê em um centro de convenções da cultura negra"

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 11 de fevereiro de 2024 às 11:45

O secretário da Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, afirmou que um dos objetivos na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê é transformar o lugar em um grande centro de convenções da cultura negra. A declaração foi feita em entrevista ao projeto do Grupo Metropole e da produtora Macaco Gordo, Salvador Carnaval do Brasil,  durante a noite deste sábado (10).

Tourinho ainda pontuou que o projeto já está sendo feito e logo deverá ser licitado. "Lançamos o Carnaval aqui, anunciamos uma reforma na sede, já está sendo feito projeto, licitação.  E acabando o carnaval a gente vai começar a reforma a escola.  A gente sabe que o Ilê Aiyê é muito mais que carnaval, é um pilar da nossa cultura e nesses 50 anos é um marco na história da luta contra racismo e pelo orgulho negro", ressaltou.

A sede do Ilê Aiyê conta laboratórios de informática, salas de aula, salas de pintura, cozinha industrial, entre outros espaços distribuídos ao longo de oito andares. Com a reforma, e por meio da Fundação Cidade Mãe, a sede irá atender crianças em turno oposto ao escolar com oficinas de arte, música dança e teatro.

Ainda durante a entrevista, Pedro Tourinho comentou sobre o seu papel, enquanto secretário e  homem branco. "Tenho que fazer com consciência  um trabalho de reparação que todos brancos deveriam ter, para poder reparar transfromar a estrutura, decolonizar, consegui democratizar, colocar dinheiro no lugar certo. Esse é meu papel enquanto consciente da branquitute e da importância de se combater o racismo e de se trabalhar a potencia da negritude".