
Cultura
Caetano conta história de sua versão de "La Mer", clássico da música francesa
A regravação está na trilha sonora de "Une Famille", filme de estreia da escritora Christine Angot, e chegou nesta sexta (23) às plataformas digitais

Foto: Divulgação
A versão de Caetano Veloso para a música "La Mer" (Charles Trenet), clássico do cancioneiro francês, chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (23). Em postagem no Instagram, o cantor baiano explicou as razões que o levaram à regravação. "Guilherme Araújo era meu empresário. Passou anos pedindo pra eu cantar ‘La Mer’. Eu gostava imensamente dele. Prometia aprender direito a canção e cantar numa próxima temporada. Sempre adiando. Quando ele morreu, senti", iniciou.
E completou: "Numa apresentação em Paris, cantei ‘La Mer’ em homenagem póstuma a ele. A escritora Christine Angot estava na plateia. Acho que ficou tão comovida quanto eu, já que, ao concluir um filme sobre sua própria vida, me pediu que gravasse a música como o fiz há anos em Paris: sozinho ao violão e em andamento ultra lento. Assim gravei".
De fato, com produção assinada pelo próprio Caetano (em colaboração com Lucas Nunes), a versão está na trilha sonora do documentário francês "Une Famille" — filme de estreia Christine Angot.
"La Mer", com título homônimo à obra de Claude Debussy, é um dos maiores sucessos da canção francesa, já tendo sido regravada mais de quatro mil vezes. A versão original foi lançada no final de 1945, na voz de Roland Gerbeau. Segundo Trenet, a composição iniciou como um poema juvenil, que ele escreveu aos 16 anos. Já a melodia nasceu muito tempo depois, em 1943, durante uma viagem de trem, entre Montpellier e Perpignan, enquanto o artista olhava pela janela o Étang de Thau, uma lagoa no sul da França.
A regravação é o primeiro lançamento de Caetano desde o álbum "Meu Coco" (também em colaboração com Lucas Nunes), que é de 2021. No clipe, o baiano aparece contemplando o Porto da Barra, praia de sua predileção e que ajudou a popularizar. Do cancioneiro francês, ele já gravou também "Dans Mon Île", de Henri Salvador, no disco "Outras Palavras" (1981).
Ouça a versão de Caetano para "La Mer":
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.