Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cultura

Exposição na Caixa Cultural marca os 110 anos de Carolina Maria de Jesus

A mostra reúne 15 artistas negras baianas e terá as presenças da filha e da neta da autora na abertura

Exposição na Caixa Cultural marca os 110 anos de Carolina Maria de Jesus

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 01 de março de 2024 às 09:30

O Espaço Caixa Cultural Salvador estreia nesta sexta-feira (1°), às 19h, a exposição "Carolinas", sobre o legado da escritora mineira Carolina Maria de Jesus (1914-1977). Nascida em 14 de março de 1914, a autora de "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", uma das primeiras publicações de uma negras no Brasil, faria 110 anos este mês. 

A abertura da mostra terá as presenças de Vera Eunice de Jesus e Marisa Regina Lima, filha e neta da homenageada, respectivamente. 

Curadora da exposição, que reúne 15 artistas negras e baianas, Cintia Maria, que também é diretora do Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab), disse: “A exposição Carolinas é uma oportunidade única para conhecer mais sobre a vida e obra de Carolina Maria de Jesus e o trabalho artístico desenvolvido por outras artistas negras baianas, cujo trabalho dialoga com a obra de Carolina. Através de documentos, fotografias, vídeos e outros materiais, a exposição oferece uma imersão na história dessa importante escritora brasileira, permitindo que as pessoas compreendam melhor seu contexto, suas lutas e seu legado”.

Durante sua vida, Carolina foi negligenciada ou meramente rotulada como a escritora favelada de diários, quando na realidade foi uma multiartista. Passou pela música como cantora e compositora, pelas artes circenses e até mesmo pela moda, com experimentações na costura. Na literatura, escreveu romance, poesia, teatro, provérbios, autobiografia e contos. Sua obra mais famosa, a citada "Quarto de Despejo", foi traduzida em 13 línguas e adaptada para o teatro e a televisão. Em 2021, a autora foi homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para celebrar e reconhecer sua importância na literatura.

SERVIÇO
O QUE: Exposição "Carolinas" - 110 anos de Maria Carolina de Jesus
ONDE: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes 57, Centro)
QUANDO: Sexta (1°), às 19h, até 28 de abril. Visitação de terça a domingo, das 9h às 17h30 
QUANTO: Gratuito