Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Cultura

Alegria da Cidade: documentário conta a história do lendário estúdio WR

Dirigido por Maira Cristina e Nuno Penna, o filme traz depoimentos de Bell Marques, Daniela Mercury, Gerônimo, Rowney Scott, Roberto Mendes e outros

 Alegria da Cidade: documentário conta a história do lendário estúdio WR

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 01 de março de 2024 às 11:26

Fundado por Wesley Rangel em 1975, o estúdio WR revolucionou a música baiana e a produção cultural nacional. Berço do Axé Music, ele também gravou praticamente todos os gêneros desenvolvidos na Bahia, do Jazz ao Rock, e ajudou a revelar e projetar artistas de fama internacional. Pois essa história de quase 50 anos será contada no documentário "Alegria da Cidade", filme de Maira Cristina e Nuno Penna.

O doc tem depoimentos de Bell Marques, Daniela Mercury, Rowney Scott, João Jorge do Olodum, Luiz Caldas, Gerônimo, Waltinho Queiroz, Roberto Sant'Anna, Nestor Madrid e outros. Além do próprio Rangel. E imagens de arquivo. 

"Era um cara especial. Eu não sei se ele era de Oxalá, mas tinha tudo pra ser, né?", diz Roberto Mendes em um teaser do filme publicado no Instagram, falando sobre Wesley Rangel.

E Luiz Caldas, que foi funcionário do estúdio, onde formou a banda Acordes Verdes, depõe: "As rádios, de 10 músicas que tocavam, oito era americanas. E duas eram do Rio ou São Paulo. Nordestino tocar? Nem a pau, Juvenal!". 

O WR forçou um deslocamento do eixo e possiblitou uma série de artistas fazerem suas carreiras sem deixar de morar em Salvador, o que criou toda uma cadeia produtiva. "A Timbalada nasceu na porta da WR", afirma Carlinhos Brown.

Ainda não há data de lançamento para o filme "Alegria da Cidade", que está em fase de captação e viabilização. Muita expectativa, já há.