Sexta-feira, 05 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Machado de Assis criado por Inteligência Artificial responde se Capitu traiu ou não traiu

Cultura

Machado de Assis criado por Inteligência Artificial responde se Capitu traiu ou não traiu

O avatar do maior escritor brasileiro de todos os tempos está na Academia Brasileira de Letras, instituição que fundou

Machado de Assis criado por Inteligência Artificial responde se Capitu traiu ou não traiu

Foto: Reprodução ABL

Por: Metro1 no dia 07 de março de 2024 às 10:35

Morto em 29 de setembro de 1908, Machado de Assis volta e meia ressurge. Seja em fotos inéditas encontradas por pesquisadores, em notícias do passado, ou até mesmo branco como no comercial da Caixa Econômica Federal em 2011. A última aparição do Bruxo do Cosme Velho, no entanto, é talvez a mais impressionante de todas: um avatar do escritor desenvolvido por Inteligência Artificial, que responde perguntas.

Desenvolvido pela empresa Euvatar Storyliving, o Machado redivivo aparece envelhecido em relação às suas imagens clássicas e fica em um totem bem em sua casa — isto é, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. Ali, na instituição que fundou e da qual é o mais ilustre dos imortais, o autor de "Memórias Póstumas de Brás Cubas" atenderá ao público toda quarta-feira, durante a visita guiada da entidade. 

O repertório intelectual da máquina foi montado por profissionais da própria ABL, a partir de uma ampla pesquisa envolvendo as obras do autor e estudos sobre ele. Mais de um milhão de palavras alimentam a sua inteligência.

Em conversa com o jornal O Globo, o Machado IA respondeu à pergunta que todos se fazem há tantos anos. "Afinal, Capitu traiu ou não traiu?". — "Eu, como autor, deixei a dúvida no ar por meio do narrador Bentinho, que suspeita da traição de Capitu. A veracidade desse evento é deixada à interpretação do leitor, tornando-se parte da genialidade da obra o fato de que a resposta permanece subjetiva. Portanto, a questão de se Capitu traiu ou não Bentinho permanece um mistério aberto a diferentes pontos de vista e análises".

O fato é que não parece muito Machado falando. Falta humor e estilo.