
Cultura
Johnny Hooker tem show cancelado em Niterói e atribui decisão a boicote de políticos bolsonaristas
A apresentação aconteceria neste sábado (9), no Festival ID:Rio 2024, no no Museu de Arte Contemporânea da cidade

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Niterói cancelou o show que Johnny Hooker faria neste sábado (9), no Museu de Arte Contemporânea da cidade, como parte do Festival ID:Rio 2024. A decisão foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira (5). Em nota publicada nas redes sociais, a equipe do cantor e do festival se declararam surpresas pelo cancelamento e atribuem a decisão a uma campanha de políticos bolsonaristas.
Segundo o texto, os tais políticos teriam ressuscitado uma fala de Johnny Hooker, de 2018, em que o artista critica a censura à peça teatral "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu", estrelada por Renata Carvalho. Na declaração, o cantor diz que "Jesus é travesti, bicha e transexual".
"Vale salientar que JH venceu todos os processos judiciais relacionados às falas do vídeo, publicado de maneira descontextualizada e ainda assim continuam ocorrendo, de maneira sistemática, essas represálias, na tentativa de prejudicar seu nome e sua carreira", diz a nota.
E continua: "Extremistas têm medo da cultura, da arte e, no limite, das várias expressões de amor e de identidade. Para que prosperem, dependem da CENSURA, da INTIMIDAÇÃO e da ELIMINAÇÃO de qualquer debate democrático".
Já a produção do evento se manifestou assim: "Conforme decisão das autoridades locais e publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (7), foi com surpresa que o Festival ID:Rio ficou a par do cancelamento do show que o cantor Johnny Hooker faria no sábado (9). Como evento, nos coube buscar o diálogo com a gestão pública para compreender os motivos de tal atitude e, dessa forma, acatar a decisão tomada. O ID:Rio reafirma seu compromisso com a pluralidade, a liberdade de expressão e a energia criativa que move o estado do Rio de Janeiro e que é tão característico de seu povo".
Não foram citados nomes dos possíveis políticos por trás da decisão.
Johnny Hooker já teve um show cancelado em setembro do ano passado, em Boa Vista (RO), após políticos relembrarem o mesmo vídeo e pressionarem o prefeito da cidade, Arthur Henrique (MDB).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.