Inscreva-se no Programa de bolsa e treinamento para estagiários em comunicação na Metropole>>

Sábado, 26 de abril de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

André Luiz Oliveira lança 'Meu Amigo Lorenzo' no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Cultura

André Luiz Oliveira lança 'Meu Amigo Lorenzo' no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O filme foi eleito o Melhor Longa-Metragem no festival Primavera do Cine de 2023, de Vigo, na Espanha

André Luiz Oliveira lança 'Meu Amigo Lorenzo' no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 01 de abril de 2024 às 08:30

O cineasta baiano André Luiz Oliveira lança em Brasília, nesta terça-feira (2), Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, o filme "Meu Amigo Lorenzo", que mostra a relação dele próprio e da musicoterapeuta Clarisse Prestes com Lorenzo Barreto, diagnosticado com autismo na infância, e o processo de musicoterapia que envolve a ambos e a toda a família. 

O longa, resultado de 15 anos de filmagens, retrata, sobretudo, como a música e o acolhimento podem ser ferramentas poderosas para a expressão mais profunda da personalidade de uma criança com autismo.

Com participações de Áurea Daia, mãe de Lorenzo, Gilberto Gil e outros, "Meu Amigo Lorenzo" será lançado ainda este mês, segundo informa o próprio diretor, em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Salvador. As datas ainda serão divulgadas.

O filme é uma realização da Alo Cine Som, a produtora do próprio André Luiz, e foi eleito Melhor Longa-Metragem no festival Primavera do Cine de 2023, de Vigo, na Espanha. “Acho que 'Meu amigo Lorenzo' consegue transmitir esse estado de espírito amoroso e compassivo tão necessário nos dias de hoje”, afirma o diretor.

André Luiz Oliveira é cineasta e músico. Lançou “Meteorango Kid - O Herói Intergalático”, ícone do Cinema Marginal, em 1969. São dele também os filmes “A Lenda de Ubirajara” (1974), “Louco por Cinema” (1994) e “Sagrado Segredo” (2009), entre outros. Musicou os poemas do livro "Mensagem", de Fernando Pessoa, interpretados em uma série de três álbuns por nomes como Caetano Veloso, Gal Costa, Milton Nascimento, Zé Ramalho e outros.