
Cultura
Espaço da JAM no MAM é batizado de Praça Maestro Letieres Santos Leite
O projeto de lei de autoria da deputada estadual Olívia Santana foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia

Foto: Divulgação
O espaço onde acontece a tradicional JAM no MAM, no Museu de Arte Moderna da Bahia, se chama desde a última sexta-feira (3): "Praça Maestro Letieres Santos Leite" — em homenagem ao fundador da Orkestra Rumpilezz, músico e estudioso das claves baianas, falecido em 27 de outubro de 2021.
O projeto de lei N° 24573/2022, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, é de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). "O Maestro Letieres sempre foi um entusiasta do projeto [da JAM no MAM], tendo se apresentado por diversas vezes ao longo desses anos, sempre colaborando para a perenidade dessa belíssima expressão da cultura da Bahia", declarou.
"A Bahia, que se orgulha em cada esquina por ser a terra de gênios da cultura, presta essa homenagem ao criador da Orquestra Rumpilezz, enquanto maestro e pesquisador, Letieres desenvolveu o método Universo Percussivo Baiano. O método tem como ponto de partida para um entendimento maior dos fundamentos rítmicos da MPB em seus diversos gêneros oriundos das matrizes africanas, em especial, o caráter educacional desse conhecimento", diz texto de postagem do perfil da JAM nas redes sociais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.