Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 24 de junho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Noam Chomsky sofreu AVC em junho do ano passado e vive entre os EUA e São Paulo

Cultura

Noam Chomsky sofreu AVC em junho do ano passado e vive entre os EUA e São Paulo

Devido à debilidade, o linguista e analista político não comentou a guerra de Israel em Gaza

Noam Chomsky sofreu AVC em junho do ano passado e vive entre os EUA e São Paulo

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 11 de junho de 2024 às 07:30

O linguista americano Noam Chomsky sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) massivo em junho do passado. Isso explica o silêncio do importante analista político a respeito da guerra de Israel em Gaza, iniciada há nove meses. Dentre os seus mais de 100 livros, 4 são especificamente sobre Israel – suas guerras, governos e agressões ao povo palestino.

Apesar das centenas de pedidos da imprensa mundial, Chomsky não analisou o ataque do Hamas em 7 de outubro e a destruição de Gaza, pois está com dificuldades na fala e com o lado direito do corpo entorpecido. 

Antes do AVC, ele estava sempre dirigindo seu carro e dando aulas, estudando e escrevendo sobre linguagem, ciência e política. Viajava com frequência do Arizona, onde mora num rancho, para conferências ao redor do mundo.

Aos 95 anos, casado com a carioca Valeria Chomsky, também linguista, atualmente ele vive entre os Estados Unidos e São Paulo, onde mantém uma residência desde 2015. É visitado diariamente por neurologista, fonoaudiólogo e pneumologista. Lê todos os dias o site do New York Times. Ao ver imagens de Gaza no jornal ou na TV, levanta o braço esquerdo num gesto de lamento e revolta. As informações são do jornal Folha de São Paulo.