Sexta-feira, 01 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Biografia da banda Mundo Livre S/A, que será lançada em setembro, pode ter o seu nome

Cultura

Biografia da banda Mundo Livre S/A, que será lançada em setembro, pode ter o seu nome

O livro faz parte das comemorações pelos 40 anos do grupo e 30 do movimento Manguebeat

Biografia da banda Mundo Livre S/A, que será lançada em setembro, pode ter o seu nome

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 12 de junho de 2024 às 13:15

Em 2024, a icônica banda pernambucana Mundo Livre S/A, ponta de lança do movimento Manguebeat ao lado de Chico Science & Nação Zumbi, comemora quatro décadas de carreira e 30 anos do primeiro disco: "Samba Esquema Noise" (1994).

Como parte das celebrações, o jornalista Pedro de Luna prepara uma biografia que promete revelar os bastidores e os momentos mais marcantes do grupo atualmente formado por Fred ZeroQuatro (vocal, guitarra e cavaquinho), Pedro Diniz (baixo), Xef Tony (bateria), Léo D. (teclado) e Pedro Santana (percussão). Mas que já teve outros nomes, como Otto.

Com previsão de lançamento para setembro, o livro "Mundo Livre S/A: 40 Anos de Histórias!" será financiado por uma campanha coletiva na plataforma Kikante.

"Seu apoio é fundamental para que essa obra, tão aguardada, se torne uma realidade o mais rápido possível! Ao participar da nossa campanha de pré-venda, você não só garante o exemplar exclusivo e LIMITADO do livro, como entra PARA SEMPRE na história do mundo livre s/a com o SEU NOME nos agradecimentos", diz o texto da publicação.

Além de uma vasta pesquisa, o autor realizou 75 entrevistas, inclusive com os ex-integrantes e os atuais. Também deram depoimento os músicos China, Cannibal, Karina Buhr, Fabio Trummer, Mario Caldato Jr, Stela Campos, DJ Dolores, Jorge du Peixe, Lucio Maia, Pupillo, Dudu Marote, Charles Gavin, Apollo 9, Eduardo Bid e Edu K.

Um entrevistado especial foi o jornalista Xico Sá, amigo de Fred 04 e fã do grupo desde os anos 1980. Quando os dois estudaram juntos no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco. Além de hospedar a banda por várias vezes quando já morava em São Paulo, foram muitas as parcerias entre o músico e o escritor, inclusive na criação de letras como “Bolo de Ameixa”, lançada no terceiro disco, “Carnaval na Obra” (Excelente Discos / Abril Music), de 1998.