Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Morre Anouk Aimée, diva do cinema francês, aos 92 anos

Cultura

Morre Anouk Aimée, diva do cinema francês, aos 92 anos

Ela ganhou um Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação em "Um Homem, Uma Mulher"

Morre Anouk Aimée, diva do cinema francês, aos 92 anos

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 18 de junho de 2024 às 09:33

Morreu nesta terça-feira (18), a atriz francesa Anouk Aimée, um dos grandes símbolos do cinema europeu no século 20. Ela tinha 92 anos e estava em sua casa, em Paris, segundo informaram seu agente e sua família.

Anouk estrelou clássicos como "Um Homem, Uma Mulher", "Lola" e "A Doce Vida". Em mais de 70 anos de carreira, a artista trabalhou em 74 filmes e séries. Nas redes sociais, sua filha, Manuela Papatakis, expressou "imensa tristeza" com a morte da mãe. "Estava ao lado dela quando morreu esta manhã", afirmou.

Anouk Aimée, cujo nome de batismo era Françoise Dreyfus, nasceu em 27 de abril de 1932, na mesma Paris onde agora morreu. Era filha de atores e foi criada em parte por um padrinho e uma madrinha, na fazenda. A convite do diretor Henri Calef, fez seu primeiro filme, "La Maison Sous la Mer", de 1946, aos 13 anos, de onde tirou o nome Anouk —como era chamada sua personagem.

A consagração veio em sua atuação no longa "Um Homem, Uma Mulher" (1966), do diretor Claude Lelouch. Ela ganhou um Globo de Ouro e foi indicada ao Oscar de melhor atriz pelo papel.