Cultura
Conceição Evaristo é a primeira escritora negra a ter seu acervo na Fundação Casa de Rui Barbosa
“Fico honrada e envaidecida (...) Mas é muito importante que não seja a única, e que a minha entrada abra portas para muitas outras escritoras e escritores negros”, disse
Foto: Divulgação
Conceição Evaristo doou documentos de seu acervo pessoal para a Fundação Casa de Rui Barbosa, que fica no Rio de Janeiro. A escritora aceitou o convite do presidente da FCRB, Alexandre Santini, para ser a primeira escritora negra a ter um acervo depositado no Arquivo Museu da Literatura Brasileira da instituição.
“Fico honrada e envaidecida de ser a primeira escritora negra a ter documentos doados a este importante acervo. Mas é muito importante que não seja a única, e que a minha entrada abra portas para muitas outras escritoras e escritores negros”, declarou Conceição.
Nascida na favela do Pindura Saia, na região centro-sul de Belo Horizonte, Conceição Evaristo tem 77 anos, é ficcionista, poeta e um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, com traduções para o inglês, francês, espanhol, árabe, italiano e eslovaco. Entre suas obras estão "Ponciá Vicêncio", "Becos da Memória" e "Canção Para Ninar Menino Grande", além de "Olhos D'Água" vencedor do Prêmio Jabuti na categoria contos e crônicas em 2015.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.