Cultura
Morre Fritz Escovão, fundador do lendário Trio Mocotó, aos 81 anos
Conhecido como o Hendrix da Cuíca, ele era carioca, mas vivia em São Paulo
Foto: Divulgação
Morreu nesta terça-feira (1), o músico Fritz Escovão, um dos fundadores do lendário Trio Mocotó, aos 81 anos. A notícia foi divulgada nas redes sociais do grupo, em uma postagem que lembrou e homenageou a trajetória do percussionista, pianista, violonista e cantor carioca. A causa da morte não foi informada.
Luiz Carlos de Souza Muniz, seu nome de batismo, nasceu no Rio de Janeiro, mas era radicado em São Paulo, onde formou o Trio Mocotó em 1968, em uma reunião na boate Jogral, junto do carioca Nereu de São José, conhecido como Nereu Gargalo, e do ritmista João Carlos Fagundes Gomes, o João Parahyba. Sua habilidade o legou o apelido de Hendrix da Cuíca.
Vale destacar que o Trio Mocotó teve grande importância na restauração artística de Jorge Ben Jor, que alçou novo prestígio a partir de 1969, acompanhado pelo som do grupo. Foi com eles que o então Jorge Ben apresentou a música "Charles, Anjo 45" na quarta edição do Festival Internacional da Canção.
A partir de 1970, o Trio Mocotó investiu em sua própria carreira, embora sem interromper os shows com Jorge Ben, com quem gravou álbuns como "Força Bruta" (1970) e "Negro É Lindo" (1971).
De sua discografia solo, destacam-se "Muita Zorra (...São Coisas que Glorificam a Sensibilidade Atual)" (1971), "Trio Mocotó" (1973) e "Trio Mocotó" (1977).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.