Cultura
"Glauber chorou em meus braços, sem saber se poderia voltar", conta Francis Ford Coppola em passagem pelo Brasil
O cineasta declarou ainda que uma cena de seu novo filme, "Megalópolis", foi inspirada em "Cidade de Deus"
Foto: Divulgação
Francis Ford Coppola está no Brasil para o lançamento de seu novo filme: "Megalópolis". Em coletiva de imprensa, realizada no Teatro B32, em São Paulo, o cineasta norte-americano lembrou da época em que recebeu um exilado Glauber Rocha em São Francisco, nos Estados Unidos. "Eu acredito que o Brasil tem uma herança muita rica no cinema. Glauber Rocha viveu em minha casa em São Francisco. Ele chorou nos meus braços, sem saber se um dia poderia voltar ao seu país. Ele voltou e morreu aqui. Como um diretor que amava tanto o seu país poderia correr esse risco?", disse.
"Megalópolis", que acompanha o embate entre César Catilina, um artista visionário interpretado por Adam Driver, e Franklin Cicero, o ganancioso prefeito da cidade fictícia de Nova Roma, vivido por Giancarlo Esposito, estreou no Festival de Cannes desse ano.
Coppola será homenageado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, nesta quarta-feira (30), com o prêmio Leon Cakoff.
Ainda sobre o cinema brasileiro, ele citou obras como "Pixote", de Hector Babenco, e "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, como filmes que inspiraram sua trajetória. "Tem uma cena de 'Cidade de Deus' que inspirou 'Megalópolis'. Assim como o filme também se inspira em uma cena de 'Branca de Neve'! Ele é uma mistura de tudo que eu já assisti, de tudo que já me tocou. Eu quero fazer parte de tudo aquilo que me emociona", declarou Coppola.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.