
Cultura
Emissora contesta público de 2,1 milhões em show de Lady Gaga no Rio
Quantidade de fãs em apresentação gratuita foi analisada após questionamento de leitor inglês

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio
A emissora BBC contestou e analisou, no último domingo (13), o público registrado no show da cantora Lady Gaga, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Apesar do Riotur ter informado que a apresentação reuniu 2,1 milhões de fãs em maio deste ano, o quadro do veículo britânico alegou que 661 mil pessoas fizeram parte da performance gratuita.
A análise faz parte do quadro BBC Verify, em que os leitores enviam questionamentos para que o veículo faça sua própria checagem. A dúvida em questão foi enviada por um leitor chamado Andrew, da cidade de Bristol, na Inglaterra, que dizia que achava que muito difícil acreditar nos números compartilhados pela Prefeitura do Rio.
A BBC, com apoio de um especialista em densidade de multidões, considerou "altamente improvável" que mais de 2 milhões de pessoas tenham assistido presencialmente ao evento em Copacabana. A emissora calculou que a área ocupada pelo público foi de cerca de 140 mil metros quadrados — equivalente a 20 campos de futebol — e, com base em padrões de segurança britânicos, o número máximo possível seria de 660 mil pessoas. Mesmo assim, as autoridades do Rio mantiveram a estimativa original, sem detalhar a metodologia usada.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.