Quarta-feira, 16 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Academia Brasileira de Música celebra 80 anos com concerto especial no Rio de Janeiro

Cultura

Academia Brasileira de Música celebra 80 anos com concerto especial no Rio de Janeiro

Evento da série Brasilianas acontece dia 18 na Sala Cecília Meireles e destaca obras de Villa-Lobos, Villani-Côrtes e estreia de Paulo Costa Lima

Academia Brasileira de Música celebra 80 anos com concerto especial no Rio de Janeiro

Foto: Divulgação/UFRJ

Por: Metro1 no dia 15 de julho de 2025 às 16:18

A Academia Brasileira de Música celebra seus 80 anos de fundação em 2025 com um concerto especial da série Brasilianas, marcado para o dia 18 de julho, às 19h, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

Criada por Heitor Villa-Lobos em 1945, a instituição será homenageada com um programa que percorre a diversidade da música brasileira, reunindo obras de compositores que ajudaram a construir sua história como patronos, fundadores ou sucessores.

Sob regência de Roberto Duarte, um dos decanos da música de concerto no Brasil, o evento contará com a Orquestra Sinfônica da UFRJ e a participação de Gabriela Geluda (soprano), Ricardo Santoro (violoncelo), Jessé Máximo (viola) e Lucas Robatto (flauta).

O repertório inclui Who cares if she cries, de Jocy de Oliveira; Quatro momentos de Rilke, de Eunice Katunda; Concerto para viola e cordas, de Edmundo Villani-Côrtes — homenageado pelos seus 95 anos — além de uma transcrição de Villa-Lobos para o Prelúdio nº 22 de J. S. Bach e Terra Brasilis, de João Guilherme Ripper.

Um dos pontos altos da noite será a estreia do Concerto miudinho, de Paulo Costa Lima, escrito especialmente para flauta e orquestra. A peça será interpretada pelo flautista Lucas Robatto como solista. Com esse programa, a Academia reafirma seu papel como guardiã e promotora da música brasileira erudita, celebrando o passado e apontando caminhos para o futuro.