
Cultura
Academia Brasileira de Música celebra 80 anos com concerto especial no Rio de Janeiro
Evento da série Brasilianas acontece dia 18 na Sala Cecília Meireles e destaca obras de Villa-Lobos, Villani-Côrtes e estreia de Paulo Costa Lima

Foto: Divulgação/UFRJ
A Academia Brasileira de Música celebra seus 80 anos de fundação em 2025 com um concerto especial da série Brasilianas, marcado para o dia 18 de julho, às 19h, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.
Criada por Heitor Villa-Lobos em 1945, a instituição será homenageada com um programa que percorre a diversidade da música brasileira, reunindo obras de compositores que ajudaram a construir sua história como patronos, fundadores ou sucessores.
Sob regência de Roberto Duarte, um dos decanos da música de concerto no Brasil, o evento contará com a Orquestra Sinfônica da UFRJ e a participação de Gabriela Geluda (soprano), Ricardo Santoro (violoncelo), Jessé Máximo (viola) e Lucas Robatto (flauta).
O repertório inclui Who cares if she cries, de Jocy de Oliveira; Quatro momentos de Rilke, de Eunice Katunda; Concerto para viola e cordas, de Edmundo Villani-Côrtes — homenageado pelos seus 95 anos — além de uma transcrição de Villa-Lobos para o Prelúdio nº 22 de J. S. Bach e Terra Brasilis, de João Guilherme Ripper.
Um dos pontos altos da noite será a estreia do Concerto miudinho, de Paulo Costa Lima, escrito especialmente para flauta e orquestra. A peça será interpretada pelo flautista Lucas Robatto como solista. Com esse programa, a Academia reafirma seu papel como guardiã e promotora da música brasileira erudita, celebrando o passado e apontando caminhos para o futuro.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.