
Cultura
Capinan recebe título de Doutor Honoris Causa do IFBA nesta sexta-feira
Título reconhece a importância da trajetória do poeta e compositor; cerimônia acontece na próxima sexta-feira (1º), às 17h

Foto: Waldemiro Lopes/CMS
O poeta e compositor baiano José Carlos Capinan, de 84 anos, vai receber o título de Doutor Honoris Causa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Salvador, nesta sexta-feira (1º), às 17h. A cerimônia será realizada no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria do IFBA, localizada no bairro do Canela. O evento será aberto ao público, considerando a limitação do espaço. Os interessados devem se inscrever pela internet.
O membro da Academia de Letras da Bahia (ALB) é uma personalidade cuja obra entrelaça arte, política, educação e resistência. Poeta, letrista, intelectual público, ele representa a força do pensamento inventivo e da produção cultural baiana no cenário nacional.
Conforme a instituição, a concessão do título honorífico a Capinan foi aprovada em dezembro do ano passado, pelo Conselho Superior (Consup) do IFBA. A concessão reconhece que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora, independente da formação educacional da personalidade homenageada.
A programação da solenidade contará com apresentações musicais e homenagens em vídeos de artistas como Paulinho da Viola, Alexandre Leão, Raimundo Fagner, Paulinho Boca de Cantor, Gereba e Targino Gondim, além da educadora Amabília Almeida.
Nascido na Bahia em 1941, em Entre Rios, Capinan é uma das figuras centrais do movimento da Tropicália. Além da atuação como letrista, foi diretor da TV Educativa da Bahia e do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.