Terça-feira, 12 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Cultura

Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Jornalista é a 12ª mulher a integrar a ABL e ocupa a cadeira que foi de Cacá Diegues

Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Foto: Reprodução/TV Globo

Por: Metro1 no dia 09 de agosto de 2025 às 07:50

A jornalista e escritora Miriam Leitão tomou posse, nesta sexta-feira (8), da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é a 12ª mulher a integrar a instituição e sucede o cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano.

Na cerimônia, o acadêmico Antonio Carlos Secchin fez o discurso de recepção. O colar da ABL foi entregue por Ana Maria Machado, e o diploma, por Ruy Castro. Fernanda Montenegro, Lilia Moritz Schwarcz, Rosiska Darcy de Oliveira, Antonio Torres, Carlos Nejar e Ailton Krenak participaram das comissões de entrada e saída.

Eleita em 30 de abril com 20 dos 34 votos possíveis, Miriam é natural de Caratinga (MG) e já passou por veículos como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil. No O Globo, atua desde 1991.

Como escritora, publicou 16 livros, venceu o Jabuti de Livro do Ano de Não Ficção e também lançou obras de literatura infantil.