
Cultura
Documentário sobre mulheres Munduruku será exibido gratuitamente em Salvador na segunda
Filme dirigido por cineastas indígenas mostra protagonismo feminino na cultura e resistência do povo Munduruku; sessão terá roda de conversa com equipe

Foto: Reprodução/Instagram
Salvador recebe, na próxima segunda-feira (18), às 19h, a exibição gratuita do documentário “Mundurukuyü – A Floresta das Mulheres Peixe”, no Teatro Cambará, na Casa Rosa, no Rio Vermelho. A obra é dirigida pelas cineastas indígenas Aldira Akai Munduruku, Beka Munduruku e Rilcelia Akai Munduruku, com produção de Estevão Ciavatta. A sessão faz parte do projeto Cinema na Casa e será seguida de uma roda de conversa com o produtor e com a diretora Beka Munduruku.
O documentário retrata a profunda relação do povo Munduruku com a floresta e os rios, além de abordar os mitos das mulheres-peixe e o papel das mulheres na preservação cultural e ambiental da Amazônia. A narrativa mistura tradição, memória e resistência, com foco no protagonismo feminino dentro da cosmovisão indígena.
Em carta conjunta, as diretoras afirmam que o filme “valoriza nossas histórias, nossos conhecimentos” e permite que elas cheguem a outros lugares. “Apesar de muitos anos de invasão e destruição, a gente ainda não perdeu nossa língua, nossas histórias, nossos lugares sagrados, e a gente continua resistindo”, reforçam.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.