
Cultura
Morre Carlos Augusto (Big), comerciante e agitador cultural do Pelourinho, aos 69 anos
O comerciante foi uma figura marcante da cena afrobaiana, e formou a Turma do Brau, precursora do Ilê Aiyê

Foto: James Martins / Metropress
O comerciante e agitador cultural, Carlos Augusto Alves Pereira, conhecido por todos como Big Axé, morreu na manhã desta quarta-feira (20), após sofrer um Acidente Vascular Cerebral na semana passada. Ele tinha 69 anos recém completados e ficou alguns internado no Hospital Ernesto Simões, no bairro do Pau Miúdo, onde veio a óbito.
Figura marcante da cena afrobaiana, Big fez parte da legendária Turma do Brau, precursora do bloco Ilê Aiyê. E também integrou a diretoria do Afoxé Filhos de Gandhy onde, inclusive, fez uso pioneiro do broche como adereço no turbante da fantasia, hoje parte integrante do figurino. “Coloquei por vaidade e acabou pegando”, contava, sem mistificar.
No Pelourinho, mantém-se em funcionamento a sua loja de artes, na Rua Gregório de Matos, número 36. Fechada no dia de hoje por razões óbvias. Nos últimos anos, Big vinha se dedicando a dar visibilidade aos instrumentistas das antigas escolas de samba de Salvador, formando a bateria Chegou a Hora. Em novembro de 2023, foi convidado especial do programa "Voz da Consciência", apresentador pelo cantor Péricles, em comemoração ao mês da consciência negra.
O sepultamento acontecerá nesta quinta (21), a partir das 10h, no Cemitério Quinta dos Lázaros.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.