
Cultura
Carnaval de Salvador e Romaria de Bom Jesus da Lapa recebem título de patrimônio cultural
Carnaval movimenta bilhões e atrai milhões de visitantes

Foto: Metropress
O Carnaval de Salvador e a Romaria de Bom Jesus da Lapa foram oficialmente reconhecidos como manifestações da cultura nacional. A lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (5), foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).
Com forte peso cultural e impacto econômico, o Carnaval atraiu mais de 3,5 milhões de visitantes à Bahia em 2025, sendo 850 mil apenas em Salvador, movimentando mais de R$ 7 bilhões. Em 2026, o evento homenageará os "110 Anos de Samba", lembrando a gravação da música "Pelo Telefone", em 1916.
Já a Romaria de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, reúne cerca de 600 mil devotos entre julho e agosto. A tradição religiosa teve início no século XVII com o português Francisco de Mendonça Mar, que se instalou na gruta onde hoje funciona o santuário.
Com 16 grutas e um cruzeiro de 90 metros, o local se tornou ponto de fé e peregrinação. O reconhecimento permite que o governo federal promova políticas de apoio, segurança e registro das duas manifestações no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.