
Cultura
"A Última Sessão de Freud" chega a Salvador com debate filosófico e sucesso de público
Espetáculo discute crença, razão e questões existenciais em encontro entre Freud e C.S. Lewis

Foto: Divulgação/João Caldas
O espetáculo "A Última Sessão de Freud", dirigido por Elias Andreato e escrito por Mark St. Germain, será apresentado no Teatro Sesc Casa do Comércio, em Salvador, entre os dias 19 e 28 de setembro, com sessões às sextas, sábados e domingos. A peça, em cartaz desde 2022, já teve 350 apresentações e alcançou um público de mais de 150 mil pessoas. A trama encena um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner) e o escritor C.S. Lewis (Marcello Airoldi), durante o qual os dois discutem religião, ciência e filosofia.
A conversa entre Freud, crítico da religião, e Lewis, ex-ateu e defensor da fé baseada na razão, se dá em 1939, no dia em que a Inglaterra entra na Segunda Guerra Mundial. O cenário, assinado por Fábio Namatame, reproduz o consultório onde Freud viveu em exílio após fugir do regime nazista. O texto é baseado no livro "Deus em Questão", do psiquiatra Armand M. Nicholi Jr., e abrange temas como existência de Deus, natureza humana, sexualidade, morte e relações interpessoais.
A proposta da montagem é apresentar um embate de ideias sem transformar o espetáculo em um debate direto, utilizando elementos como humor e ironia para ampliar a discussão.
Serviço
- A Última Sessão de Freud, de Mark St. Germain
- Local: Teatro Sesc Casa do Comércio
- Endereço Av. Tancredo Neves,1109, Salvador - Bahia
- Sextas e Sábados às 20h e Domingos às 17h
- Vendas online: www.freud.art.br e Sympla
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.