Quinta-feira, 03 de setembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

MAM Bahia promove evento gratuito com oficinas e show do Grupo Ofá em Salvador

Cultura

MAM Bahia promove evento gratuito com oficinas e show do Grupo Ofá em Salvador

Projeto Ofá no MAM acontece nos dias 12 e 13 de setembro, com oficinas, roda de conversa e show especial

MAM Bahia promove evento gratuito com oficinas e show do Grupo Ofá em Salvador

Foto: Geovane Peixoto/Divulgação

Por: Victor Quirino no dia 03 de setembro de 2026 às 15:00

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia), em Salvador, recebe nos dias 12 e 13 de setembro o projeto Ofá no MAM, com uma programação gratuita dedicada à música, dança e tradições de matriz africana.

As atividades começam no sábado (12), às 9h, com uma oficina de dança afro coordenada pela cantora, artista e bailarina Luciana Baraúna. Às 10h, Iuri Passos conduz uma oficina de atabaques, abordando ritmos, toques e a importância cultural do instrumento.

A programação do primeiro dia continua às 11h com o seminário e roda de conversa “Ofá: Caminhos e Trajetória”, reunindo integrantes do grupo para falar sobre ancestralidade, música e a história do coletivo.

No domingo (13), o Grupo Ofá encerra o projeto com um show às 16h. A apresentação terá a participação especial da cantora, pesquisadora e compositora Ilessi.

Nascido em Salvador e ligado às tradições de matriz africana, o Grupo Ofá desenvolve um trabalho voltado à valorização e difusão dessas referências por meio da música e da percussão. O coletivo ganhou destaque recentemente ao participar do álbum EQUILIBRIVM II, de Anitta.

Programação: 

Sábado, 12 de setembro
9h — Oficina de dança afro, com Luciana Baraúna
10h — Oficina de atabaques, com Iuri Passos
11h — Seminário e roda de conversa “Ofá: Caminhos e Trajetória”

Domingo, 13 de setembro
16h — Show do Grupo Ofá, com participação de Ilessi