
Cultura
Animação brasileira leva prêmio do público no Festival de Cinema de Vancouver
Dirigido por Fernanda Salgado, o longa acompanha uma jovem franco-brasileira que viaja a Belo Horizonte para reconstruir a história da família

Foto: Divulgação
A animação brasileira “Ana, En Passant”, dirigida pela cineasta mineira Fernanda Salgado, conquistou o prêmio do público na mostra Vanguard da 45ª edição do Festival Internacional de Cinema de Vancouver (VIFF), no Canadá. O evento ocorreu entre 1º e 11 de outubro de 2026, e o longa esteve entre os dez filmes escolhidos pelos espectadores nas diferentes categorias.
Coproduzido por Brasil, Portugal e França, o filme marca a estreia de Fernanda Salgado na direção de um longa-metragem de animação. A história acompanha Ana, uma jovem negra franco-brasileira que vive em Paris e precisa lidar com a morte da avó, Alice, ligada a Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Após a perda, Ana encontra uma caixa com uma carta, fotografias, objetos e um endereço na capital mineira. As pistas a levam ao Brasil, onde conhece outra mulher chamada Alice, que mora no antigo apartamento da avó. O encontro ajuda a protagonista a recuperar memórias familiares e a compreender suas origens e sua identidade.
Técnicas de animação e trajetória da diretora
A obra combina animação 2D, rotoscopia, colagem e stop-motion para construir diferentes estilos visuais. A trilha sonora é assinada pelo grupo Metá Metá, e o elenco de vozes conta com Jéssica Pierina, Zezé Motta e Carlos Francisco. Cineasta, roteirista, produtora e pesquisadora, Fernanda atua no audiovisual desde 2005 e é cofundadora do Apiário Estúdio Criativo. Antes do longa, dirigiu os curtas “Marambé” (2011) e “Tormenta” (2014).
O roteiro de “Ana, En Passant” foi selecionado em 2012 para o Script Station, iniciativa do Berlinale Talents, programa ligado ao Festival de Berlim. Segundo a Revista de Cinema, a produção também foi o primeiro longa de animação dirigido por uma mulher afro-brasileira selecionado para a competição principal do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. No festival canadense, “I Play Rocky”, de Peter Farrelly, também recebeu o prêmio do público na categoria Galas & Special Presentations. A edição exibiu 162 longas e 91 curtas de 76 países.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

