Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Cultura

Historiador lança livro sobre redemocratização no Brasil: \'Balanço dos últimos 30 anos\'

O historiador e editor Jaime Pinsky falou sobre seu novo livro, batizado de 'Brasil no Contexto', em entrevista à Rádio Metrópole, na tarde desta terça-feira (18). [Leia mais...]

Historiador lança livro sobre redemocratização no Brasil: \'Balanço dos últimos 30 anos\'

Foto: Divulgação

Por: Matheus Morais e Gabriel Nascimento no dia 18 de julho de 2017 às 12:32

Atualizado: no dia 18 de julho de 2017 às 12:37

O historiador e editor Jaime Pinsky falou sobre seu novo livro, batizado de 'Brasil no Contexto', em entrevista à Rádio Metrópole, na tarde desta terça-feira (18). Segundo Pinsky, que também foi professor da Universidade de São Paulo (USP), a obra, lançada pela editora Contexto, trata do período de redemocratização do país, a partir de 1987.

'A ideia é simples. A Editora Contexto está completando 30 anos. Em 1977, é o período da redemocratização, depois da ditadura militar, o período de transição sem muita mudança no início, a editora, não por um acaso é fruto da redemocratização. Achamos que estamos vivendo um período específico, o período da redemocratização com seus altos e baixos, então, valeria a pena fazer um balanço com diversos olhares, não só o político que é um pouco pobre, mas pela economia, pelas artes, educação e vários aspectos da vida humana', explicou.

Segundo o historiador, o objetivo do livro é fazer um balanço 'cuidadoso' do Brasil nos últimos 30 anos. 'Tem certos aspectos sobre os quais, as vezes, os próprios historiadores não prestam atenção e jornalistas nunca. Qual as principais mudanças da Língua Portuguesa nos últimos 30 anos por exemplo? Foi se distanciando do português de Portugal. Hoje já se fala no português brasileiro. O português escrito ainda guarda uma semelhança grande, mas o falado é diferente', ressaltou.