Cultura

Gil: ʹLula é um preso político ou um político preso? As duas coisasʹ

Gilberto Gil gravou um vídeo para somar sua voz ao manifesto “Liberdade para o Brasil”, lançado na semana passada pela candidata à presidência pelo PCdoB Manuela D’Ávila. "O Lula é um preso político, ou um político preso? Creio que seja as duas coisas". [Leia mais...]

[Gil: ʹLula é um preso político ou um político preso? As duas coisasʹ]
Foto : Divulgação

Por James Martins no dia 23 de Abril de 2018 ⋅ 11:10

Gilberto Gil gravou um vídeo para somar sua voz ao manifesto “Liberdade para o Brasil”, lançado na semana passada pela candidata à Presidência pelo PCdoB Manuela D’Ávila. Após firmar conceitos do que seria um preso político e um político preso, o compositor baiano avalia: "O Lula é um preso político, ou um político preso? Creio que seja as duas coisas".

E explica: "Político preso, por razões obvias. Réu, processado, julgado, condenado, segundo a lei. Preso político porque, como réu, ao longo de todo o processo, até o seu desfecho, foi alvo de vários atos discricionários, tais como a prisão coercitiva mal justificada; a quebra ilegal de sigilo de um interlocutor, a Presidente da República, no caso; a ordem de prisão precipitada, antes do esgotamento dos prazos processuais; e alguns outros atos excepcionais a que foi sujeito, atos assim consideráveis, se examinados à luz do estrido direito republicano, democrático, legal”.

Ao concluir, o ex-ministro da Cultura durante do governo do petista declara: “O clamor pela libertação de Lula, portanto, se não plenamente, é, pelo menos, parcialmente justificado. Sinto-me assim no direito de me juntar a todos vocês que, de um lado gritam ʹLula livre!ʹ”. Veja:

Notícias relacionadas