Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cultura

Morre Mário Cravo Jr., o maior escultor baiano, aos 95 anos

Autor de obras entranhadas na vida da capital baiana, como a Cruz Caída e o Monumento à Cidade do Salvador, ele era o último modernista vivo

Morre Mário Cravo Jr., o maior escultor baiano, aos 95 anos

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 01 de agosto de 2018 às 11:35

Morreu nesta quarta-feira (1°), o artista plástico Mário Cravo Jr., aos 95 anos. Considerado o maior escultor baiano de todos os tempos, e o último modernista vivo, Cravo estava internado no Hospital Tereza de Lisieux, em Salvador. Ele deu entrada na unidade, no mês passado, com um quadro de pneumonia.

Criador de obras entranhadas no cotidiano da cidade, como a Cruz Caída, na Praça da Sé; o Monumento à Cidade do Salvador, chamado informalmente de "os colhões de ACM", na rampa do Mercado Modelo; e o Monumento a Clériston Andrade, na Avenida Anita Garibaldi, Mário Cravo combinou construtivismo acadêmico com visualidade popular, com reaproveitamento de materiais icônicos, como as sobras do incêndio do Mercado Modelo.

Sobre ele, Oswald de Andrade escreveu, no jornal "Folha da Manhã" de 27 de julho de 1950: "Mário Cravo estivera no meu apartamento quando Clouzot e Vera aqui passaram uma noite, em companhia de artistas e intelectuais. E eu mal esperava que aquele moço de barba que viera pelo entusiasmo de José Geraldo Vieira fosse o autor do grupo de obras-primas que exibe no Museu de Arte [de São Paulo]. Coloca-se Mário Cravo, de repente, entre os maiores artistas de nossa terra. Partindo de Brancusi (o meu velho Brancusi de 'Impasse Roussin', em Paris), ele dá ao seu abstracionismo, como às suas criações figurativas, uma eloqüência fantástica. É assim com a 'Cabeça de Fauno', o 'Cristo' e 'Villa-Lobos'. A escultura no Brasil precisava de um 'novo'".

Em nota, o Hospital Teresa de Lisieux informou que a causa da morte, registrada oficialmente às 10h11, foi falência múltipla de órgãos. "Toda a equipe médica do hospital, que não poupou esforços e deu todo o suporte para o seu restabelecimento, presta as mais sinceras condolências aos seus parentes, amigos e a todos os baianos", diz o centro médico.