Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Valter Hugo Mãe participa de eventos em Salvador

Cultura

Valter Hugo Mãe participa de eventos em Salvador

Ganhador do Prêmio Literário José Saramago, o escritor e poeta português participa da Flica e de conversa na Biblioteca Central dos Barris

Valter Hugo Mãe participa de eventos em Salvador

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 09 de outubro de 2018 às 08:10

O romancista e poeta português Valter Hugo Mãe vem a Salvador para dois eventos. Nesta quarta-feira (10), às 19h, ele conversa sobre sua trajetória com o escritor baiano Saulo Dourado, na Biblioteca Central dos Barris. 

Já na quinta (11), o patrício participa da primeira mesa de debates da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), juntamente com Aleiton Fonseca e o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo.

Em 2007, Valter Hugo Mãe conquistou o Prêmio Literário José Saramago com seu segundo romance, "o remorso de baltazar serapião" (assim mesmo, tudo em letra minúscula, característica marcante nos seus primeiros quatro romances). Segundo ele, o objetivo de escrever dessa forma “foi valorizar a natureza oral dos textos e reaproximar a literatura do pensamento. Dar um sentido de democracia para as palavras”.

Sobre o autor

O escritor português se formou em direito, mas seguiu carreira na literatura, fazendo pós graduação em Literatura Portuguesa Contemporânea, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi fundador e editor da Quasi edições e da editora Objecto Cardíac. Valter Hugo Mãe se destaca pela variedade dos meios de expressão e de temáticas, que podem falar dos pequenos detalhes do cotidiano, dos problemas contemporâneos enfrentados por países como Portugal ou das paisagens da Islândia, combinando uma prosa apurada e histórias marcadas pela emoção.