Morre Seu Martin, criador da Caminhada Azoany, aos 88 anos
Em sua casa, no número 11 da rua Santa Isabel, no Pelourinho, foi fundado em 25 de abril de 1979 o Grupo Cultural Olodum
![Morre Seu Martin, criador da Caminhada Azoany, aos 88 anos [Morre Seu Martin, criador da Caminhada Azoany, aos 88 anos]](https://www.metro1.com.br/noticias/62479,morre-seu-martin-criador-da-caminhada-azoany-aos-88-anos-3.jpg)
Por James Martins no dia 10 de Outubro de 2018 ⋅ 15:30
Morreu nesta quarta-feira (10), o líder comunitário Seu Martin Fontes, figura marcante do Centro Histórico de Salvador. Ele tinha 88 anos e enfrentava problemas de saúde. Em sua casa, à rua Santa Isabel, número 11, foi fundado o Grupo Cultural Olodum, no dia 25 de abril de 1979.
Seu Martin foi também o iniciador espontâneo da Caminhada Azoany. É a partir de seu movimento individual em honra de Omolu/Obaluaê, pagamento de uma promessa, que Albino Apolinário organiza o evento hoje tradicional que sai do Pelourinho até o santuário de São Lázaro e São Roque, na Federação.
"Ele é uma figura crucial em nossas vidas, um nome de resistência. Era homossexual e, na ditadura, resistiu, porque não era fácil assumir naquela época, e fez de sua casa um ponto de encontro, naquele momento tão difícil. Em sua casa nasceu um dos maiores símbolos de resistência da Bahia, do Nordeste e até do Brasil, que é o Olodum. Todas as reuniões do início do Olodum aconteceram na casa de Seu Martin, onde também funcionava um salão de beleza e um restaurante, que eram seu ganha-pão", disse, muito emocionado, o cantor Lazinho, do Olodum, ao Metro1.
Seu Martin era bastante generoso e costumava oferecer, até os últimos dias, refeições (mocotó era a mais frequente) em sua casa, acompanhadas de música e conversa. Só a bebida era vendida, e olhe lá. Um jeito de manter acesa a chama da região e sua vocação. Deixa saudades. O sepultamento será nesta quinta (11), às 15h, no Cemitério Quinta dos Lázaros.