Cultura

Circuito Contos e Cantadores homenageia Mestre João Pequeno

O evento, em sua terceira edição, acontece no Museu Tempostal, no Pelourinho, na manhã desta sexta-feira (26)

[Circuito Contos e Cantadores homenageia Mestre João Pequeno]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 25 de Outubro de 2018 ⋅ 14:50

O Circuito Contos e Cantadores homenageia amanhã (26), às 10h, no Museu Tempostal (Pelourinho), o Mestre João Pequeno de Pastinha - morto em 2011 aos 93 anos. Em sua terceira edição, com o tema “Rituais e Musicalidade: as Lições do Mestre João Pequeno”, o encontro irá reunir Mestre Sabiá, Mestre Jogo de Dentro, a mestre mandingueira Patrícia Mascarenhas, Nane (neta do homenageado) e Jurandir Santos, filho de Mestre João Grande. 

A manhã conta ainda com a participação de 40 crianças entre 3 e 5 anos, estudantes da escola municipal João Lino. O Circuito é uma realização do Projeto Mandinga e Aú Marketing e acontece em diferentes museus da cidade, sempre convidando o público a participar de rodas de conversa e música para conhecer a identidade histórica do povo brasileiro a partir do cancioneiro da capoeira.

Referência mundial na Capoeira Angola, Mestre João Pequeno é um dos grandes propagadores da capoeira no mundo, tendo sido, ao lado de João Grande, discípulo do Mestre Pastinha, que é um dos principais mestres de capoeira da história. Frequentador da capoeiragem na sua forma mais original, João Pequeno deu seguimento ao Centro Esportivo de Capoeira Angola (CECA), no Forte Santo Antônio Além do Carmo, fundado por Mestre Pastinha, onde constituiu a nova base de resistência, tornando possível que a Capoeira Angola despontasse para o mundo.

SERVIÇO
O QUE: Contos e Cantadores – 3º encontro
ONDE: Museu Tempostal - R. Gregório de Matos, 33 - Pelourinho 
QUANDO: Sexta-feira (26), às 10h
QUANTO: Grátis!

Notícias relacionadas