Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Zuza Homem de Mello é tema de documentário musical

Cultura

Zuza Homem de Mello é tema de documentário musical

Com lançamento previsto para o final de novembro, obra traça um panorama do jazz e da MPB a partir da trajetória do pesquisador e comentarista da Rádio Metrópole

Zuza Homem de Mello é tema de documentário musical

Foto: José Bassit / Divulgação

Por: Juliana Rodrigues no dia 05 de novembro de 2018 às 12:40

O pesquisador, crítico musical, jornalista e comentarista da Rádio Metrópole Zuza Homem de Mello é o tema de um documentário previsto para ser lançado no final de novembro.

Com direção de Janaína Dalri, coordenação de conteúdo do próprio Zuza e realização do Canal Curta!, "Zuza Homem de Jazz" foi exibido pela primeira vez ontem (04), no Festival de Cinema do Rio de Janeiro.

O filme parte da biografia do jornalista para traçar um panorama do jazz e sua influência na música popular brasileira. O projeto foi idealizado pela produtora cultural Ercília Lobo, mulher de Zuza. Em entrevista ao Portal Imprensa, a diretora Janaína Dalri afirmou que o documentário deve percorrer o circuito de festivais nacionais internacionais de cinema.

Aos 85 anos, Zuza Homem de Mello é considerado um dos maiores especialistas em música brasileira e jazz. Na juventude, estudou na Juilliard School, em Nova York, escola que formou nomes como Nina Simone e Yo-Yo Ma.

De volta ao Brasil, na década de 1960, atuou como técnico de som dos programas musicais da TV Record e viu de perto um momento de efervescência na música brasileira, quando surgiram artistas como Elis Regina e Caetano Veloso.