Cultura

Biografia de Jorge Amado tem lançamento nacional hoje em Salvador

Trabalho da jornalista baiana Josélia Aguiar, o livro traz documentos e cartas exclusivas da família, além de fotos inéditas do autor de "Gabriela"

[Biografia de Jorge Amado tem lançamento nacional hoje em Salvador]
Foto : Divulgação

Por James Martins no dia 27 de Novembro de 2018 ⋅ 13:10

O livro "Jorge Amado: Uma Biografia", de Josélia Aguiar, terá seu lançamento nacional hoje (27), às 19h, no Palacete das Artes (Graça), em Salvador. A obra reúne documentos e cartas exclusivas da família, amigos e outros escritores e traça um perfil completo do escritor baiano, autor de clássicos como "Tenda dos Milagres", "Capitães da Areia" e "Gabriela, Cravo e Canela".

Em entrevista a Mário Kertész, no Jornal da Metrópole no Ar, Josélia explicou como iniciou esse trabalho que veio a ser publicado por uma editora de São Paulo, a Todavia. "Eu sou baiana, mas vivo em São Paulo, e no momento em que o convite surgiu eu estava na Folha de SP fazendo uma coluna de livros. E o editor que fundou o 'Caderno +' estava preparando uma editora e procurando projetos. Quando eu aceitei, ele sugeriu: 'Que é que você acha da biografia do Jorge Amado?'", disse.

Ela revelou ainda que chegou a ponderar que Jorge Amado já é muito conhecido de todos, tendo sido tema de escola-de-samba, matérias, especiais, teses etc. Mas, persistente, o editor manteve a proposta: "Ele disse assim: 'As pessoas não sabem nada de Jorge Amado!'. E ele tinha razão. Tem muitos aspectos da vida dele que ainda são ocultos, foi uma vida muito longa e que passa por muitos períodos cruciais". 

O livro tem cerca de 600 páginas e reúne histórias e fotografias exclusivas do escritor brasileiro, resultado de uma cautelosa pesquisa feita pela escritora e jornalista, que teve acesso ao acervo pessoal do biografado, um dos maiores divulgadores da Bahia no mundo.

SERVIÇO
O QUE: "Jorge Amado: Uma Biografia", lançamento
ONDE: Palacete das Artes (Graça)
QUANDO: Terça-feira (27), às 19
QUANTO: Entrada franca

Notícias relacionadas

[MK entrevista Laurentino Gomes às 11h]
Cultura

MK entrevista Laurentino Gomes às 11h

Por Metro1 no dia 21 de Outubro de 2019 ⋅ 08:57 em Cultura

A entrevista pode ser ouvida através das ondas do rádio, na 101.3, ou ainda pelo aplicativo da Metrópole e também pelo youtube.com/portalmetro1