Cultura
Fernando Vita lança livro em Salvador neste mês: "1964: O golpe, o Capitão e o Pum do Maestro"

Trabalho da jornalista baiana Josélia Aguiar, o livro traz documentos e cartas exclusivas da família, além de fotos inéditas do autor de "Gabriela"
Foto: Divulgação
O livro "Jorge Amado: Uma Biografia", de Josélia Aguiar, terá seu lançamento nacional hoje (27), às 19h, no Palacete das Artes (Graça), em Salvador. A obra reúne documentos e cartas exclusivas da família, amigos e outros escritores e traça um perfil completo do escritor baiano, autor de clássicos como "Tenda dos Milagres", "Capitães da Areia" e "Gabriela, Cravo e Canela".
Em entrevista a Mário Kertész, no Jornal da Metrópole no Ar, Josélia explicou como iniciou esse trabalho que veio a ser publicado por uma editora de São Paulo, a Todavia. "Eu sou baiana, mas vivo em São Paulo, e no momento em que o convite surgiu eu estava na Folha de SP fazendo uma coluna de livros. E o editor que fundou o 'Caderno +' estava preparando uma editora e procurando projetos. Quando eu aceitei, ele sugeriu: 'Que é que você acha da biografia do Jorge Amado?'", disse.
Ela revelou ainda que chegou a ponderar que Jorge Amado já é muito conhecido de todos, tendo sido tema de escola-de-samba, matérias, especiais, teses etc. Mas, persistente, o editor manteve a proposta: "Ele disse assim: 'As pessoas não sabem nada de Jorge Amado!'. E ele tinha razão. Tem muitos aspectos da vida dele que ainda são ocultos, foi uma vida muito longa e que passa por muitos períodos cruciais".
O livro tem cerca de 600 páginas e reúne histórias e fotografias exclusivas do escritor brasileiro, resultado de uma cautelosa pesquisa feita pela escritora e jornalista, que teve acesso ao acervo pessoal do biografado, um dos maiores divulgadores da Bahia no mundo.
SERVIÇO
O QUE: "Jorge Amado: Uma Biografia", lançamento
ONDE: Palacete das Artes (Graça)
QUANDO: Terça-feira (27), às 19
QUANTO: Entrada franca
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.