Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Projeto Livres Livros busca fazer com que as pessoas 'tenham vontade de ler', diz idealizadora

Cultura

Projeto Livres Livros busca fazer com que as pessoas 'tenham vontade de ler', diz idealizadora

Em entrevista à Rádio Metrópole, Raíssa Martins falou sobre a iniciativa que espalhou 45 minibibliotecas por parques e praças de Salvador

Projeto Livres Livros busca fazer com que as pessoas 'tenham vontade de ler', diz idealizadora

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Por: Juliana Rodrigues no dia 11 de março de 2019 às 11:39

A idealizadora do projeto Livres Livros, Raíssa Martins, falou, hoje (11), em entrevista à Rádio Metrópole, sobre a iniciativa que instala minibibliotecas em parques públicos de Salvador. Só na capital baiana, há 45 unidades espalhadas. O projeto ainda está presente nas cidades de Camaçari, Mata de São João e Cachoeira.

Segundo Raíssa, além de ter o apoio da iniciativa privada e da Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), o Livres Livros conta com a colaboração da sociedade civil. O projeto recebe doações em escolas públicas, empresas, condomínios ou diretamente para a equipe, e as obras são distribuídas pelas minibibliotecas com base em um mapeamento feito pela equipe. "É feita uma pesquisa antes de a gente instalar as unidades, para entender como é que aquele entorno vê a leitura, quais os obstáculos que eles têm para acessar os livros", afirmou.

A idealizadora ressalta, no entanto, que existem regras para a doação de livros. O projeto recebe apenas obras que "façam com que as pessoas tenham vontade de ler", como literatura, poesia e quadrinhos. "Um livro de física e química não estimula, não convida alguém a ler. Livros estragados, mofados, enciclopédias, eles não estimulam, muito pelo contrário. Eles passam a impressão, para quem vem e abre a unidade, que você pode depositar esse tipo de livro ali. Acaba que esse livro não colabora com o propósito e passa uma coisa negativa", disse. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis no site.