Cultura

Livro que conta a história do primeiro título brasileiro do Bahia será lançado hoje

Dividida em cinco partes, ‘Heróis de 59’, abrange desde a criação da Taça Brasil e a formatação do elenco do Bahia para aquela competição até ao carnaval em pleno abril

[Livro que conta a história do primeiro título brasileiro do Bahia será lançado hoje]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 10 de Abril de 2019 ⋅ 15:20

Que o time do Bahia já foi campeão brasileiro por duas vezes todo mundo sabe, mas poucos conhecem a história que levou o clube a conquistar a sua primeira estrela. Pensando nisso, o jornalista Antônio Matos resolveu narrar essa brilhante trajetória no livro “Heróis de 59”.  Com 287 páginas, de um leve texto e inúmeras fotografias, muitas delas inéditas, a obra, com selo da 'Solisluna' será lançado nesta quarta-feira (10), às 18h30, no 4º andar da Arena Fonte Nova.

Dividida em cinco partes, ‘Heróis de 59’, abrange desde a criação da Taça Brasil e a formatação do elenco do Bahia para aquela competição até ao carnaval em pleno abril, com o desembarque da vitoriosa delegação no então aeroporto ‘Dois de Julho’, a repercussão da mídia esportiva diante do primeiro título nacional de futebol ter sido ganho por um time nordestino, e a festa das faixas, com o Náutico, na Fonte Nova.

De acordo com Matos, entre a decisão de escrever, o início das pesquisas, até a lançamento do livro, lá se vão uns seis anos. “Esta publicação é uma homenagem aos 59 anos do primeiro título nacional ganho pelo Bahia e festejados em 29 de março, dia do jogo final contra o Santos, no Maracanã, em 1960".

O autor fez questão de resgatar, com súmulas, os 14 jogos realizados pelo Bahia: dois com o CSA, três (e mais uma prorrogação) diante do Ceará Sporting, três frente ao Sport, três contra o Vasco da Gama e mais três com o Santos.

Jornalista e radialista, Antônio Matos, além de ypiranguense, é bacharel em Direito, diplomado em 1970, pela Universidade Federal da Bahia, e delegado de Polícia. Sua experiência na área da mídia, notadamente a esportiva, começou, ainda adolescente, como repórter da Rádio Cruzeiro. Trabalhou ainda nas sucursais de Salvador da ‘Bloch/Manchete Esportiva’ e de ‘O Estado de São Paulo’, na ‘Tribuna da Bahia’, no ‘Diário de Notícias’ e em ‘A Tarde’, onde foi redator, editor e chefe de Reportagem.

O que é: Lançamento do Livro “Heróis de 59” 
Quando: Dia 10 de Abril (quarta-feira)
Onde: 4º andar da Arena Fonte Nova – Zona Mista
Horário: 18h30

Notícias relacionadas