Cultura

Smetak: Livro com textos inéditos é lançado no Pelourinho nesta quinta

Organizado pelo pesquisador &. Migracielo, "O enxerto do Takaká & outros textos" é obra de quatro anos de arqueologia

[Smetak: Livro com textos inéditos é lançado no Pelourinho nesta quinta]
Foto : Divulgação

Por James Martins no dia 28 de Maio de 2019 ⋅ 11:10

O livro "O enxerto do Takaká & outros textos", uma seleção de escritos inéditos do compositor suíço-baiano Anton Walter Smetak (1913-1984), organizado pelo escritor e pesquisador &. Migracielo, será lançado nesta quinta-feira (30), a partir das 18h, no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho), espaço que guarda exposição permanente das plásticas-sonoras criadas pelo artista ao longo de décadas. A data foi escolhida para homenagear Smetak no dia em que se completam 35 anos de sua morte.

O evento promoverá, além da tradicional sessão de autógrafos, um concerto musical com as participações de Uibitu Smetak, Tuzé de Abreu, Aishá e Marcos Roriz, Ia Santanchè, Edbrass Brasil, Greice Carvalho, Amine Barbuda, Heitor Dantas e Vladimir Bomfim. A entrada é franca.
 
Fruto de quatro anos de pesquisas, o livro organizado por Migracielo reúne textos de diferentes gêneros, entre os quais poesia, ensaio, crônica, diário/memórias, cartas, dramaturgia, considerações musicais e até algumas extrapolações romanescas - tudo isso entremeado por ilustrações do próprio Smetak e imagens fac-similares de seus manuscritos. O prefácio é assinado por Tuzé de Abreu.

Desenvolvido desde 2015 por &.Migracielo, o projeto Desengavetando Smetak busca aproximar o legado smekiano inédito dos leitores do século XXI, trazendo para esses uma nova amostra do pensamento e da poesia do inquieto explorador sonoro que se autointitulava um "decompositor contemporâneo". 

Para o pesquisador, os escritos de Smetak "têm sido uma oportunidade de aprofundamento no trânsito entre o físico e o metafísico, o som e o silêncio, o concreto e o abstrato: polaridades (ou contrapartes) que, para Smetak, não deveriam ser abordadas isoladamente, sob pena de ficarmos com uma experiência incompleta (e viciada, repetitiva) do fenômeno existencial", diz.

SERVIÇO
O QUE: Lançamento do livro "O enxerto do Takaká & outros textos"
ONDE: Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) 
QUANDO: Quinta-feira (30), às 18h
QUANTO: R$ 50 (no lançamento, o livro será vendido ao preço promocional de R$ 30)

Notícias relacionadas

['Rebanho' da mostra CowParade ocupa as ruas de Salvador]
Cultura

'Rebanho' da mostra CowParade ocupa as ruas de Salvador

Por Juliana Rodrigues no dia 09 de Outubro de 2019 ⋅ 14:48 em Cultura

Sessenta esculturas de vacas em tamanho real, feitas em fibra de vidro, ganharam cores e texturas e foram distribuídas por diversos pontos da cidade