Cultura

No centenário de Nelson Gonçalves, boa parte de sua obra estará disponível nas plataformas digitais

No total, estarão disponíveis 35 álbuns da carreira do cantor.

[No centenário de Nelson Gonçalves, boa parte de sua obra estará disponível nas plataformas digitais]
Foto : Reprodução/ Arquivo/ Jornal do Comércio

Por Aline Reis no dia 20 de Junho de 2019 ⋅ 13:20

Nesta sexta-feira (21) será celebrado o centenário de nascimento de Nelson Gonçalves, um dos maiores cantores da história da música brasileira. Sua voz poderosa chegou a ditar padrões do que seria um verdadeiro intérprete, assim como os de Orlando Silva, Ângela Maria, entre outros.

Considerado o Rei do Rádio, Nelson Gonçalves receberá homenagens nesta data de seu centenário. Entre elas, o lançamento pelos Correios de um selo oficial dedicado a ele em cidades que fizeram parte de sua trajetória: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Traz a imagem do cantor em preto e branco, com uma aplicação dourada em que se lê ‘Nelson Gonçalves – Centenário’ e ‘A Maior Voz do Brasil’.

Além disso, a Sony Music vai liberar nas plataformas de streaming, a partir desta sexta, 21, grande parte da obra de Nelson Gonçalves, morto em 1998. No total, estarão disponíveis 35 álbuns da obra do cantor. O projeto integra o processo de digitalização do catálogo de Nelson, que inclui restauração de tapes analógicos e projetos gráficos originais dos 35 discos do cantor.

Outro homenageado da semana será Chico Buarque que completou 75 anos na última quarta (19). Também será disponibilizado pela Sony nas plataformas a partir desta sexta (21) pela primeira vez, alguns discos da carreira de Chico gravados entre 1987 e 2001, como Paratodos, Chico Buarque e Chico Buarque de Mangueira.

A gravadora vai lançar ainda, nesta sexta, uma página interativa exclusiva, uma sala virtual sobre o mar do Rio, em que, a cada clique, o visitante entra em contato com mais informações sobre toda a carreira do Chico, especialmente pela fase e por cada disco desse relançamento.

 

Notícias relacionadas

['Mudou a vida de todos', diz Zuza sobre João Gilberto]
Cultura

'Mudou a vida de todos', diz Zuza sobre João Gilberto

Por Matheus Simoni no dia 11 de Julho de 2019 ⋅ 12:41 em Cultura

Legado de João Gilberto é admirado até os dias de hoje, como lembrou Zuza, que ainda criticou a ignorância de figuras políticas que não reconhecem o artista