Cultura

Gerônimo lembra como compôs 'É D'Oxum' e emplacou canção em novela da Globo

Canção foi trilha da novela Tenda dos Milagres, inspirada na obra homônima de Jorge Amado e gravada em Salvador e Cachoeira

[Gerônimo lembra como compôs 'É D'Oxum' e emplacou canção em novela da Globo]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Juliana Almirante no dia 28 de Junho de 2019 ⋅ 12:18

O cantor e compositor Gerônimo contou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (28), como se desenrolou a composição da canção "É D'Oxum", um dos seus maiores sucessos, que integrou a trilha da novela Tenda dos Milagres, inspirada na obra homônima de Jorge Amado e gravada em Salvador e Cachoeira.
 
O artista relembrou que a iniciativa partiu do compositor Vevé Calazans, que inicialmente recebeu um convite para fazer uma música que integrasse um LP de Alcione, interessada em gravar canções de compositores baianos. Vevé chamou Gerônimo para ir à praia de Gamaleira, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, para trabalharem nesse projeto, 

"A gente ficou a noite toda e não rolava nada. Quando Vevé deu o primeiro acorde do violão, ele disse que aquele era o acorde do sucesso. Eu olhei para a cidade. Naquela época, as luzes da cidade eram amarelas. De lá de gameleira, a gente olhava Salvador e parecia um colar amarelo envolvendo a cidade. Um colar de ouro. E aí começou: nessa cidade todo mundo é D'Oxum... Pronto. Isso aí, começamos a fazer a música", recordou.

Vevé pensou em pegar caneta e papel para registrar a composição, mas Gerônimo apostou no improviso.

"Se você pegar papel e caneta, não vai prestar, porque vai empacar numa palavra e não vai dar certo. Vamos fazer na cabeça", alertou Gerônimo ao amigo. "Resultado: em 15 minutos fizemos a música", contou. 

Eles gravaram a música, mas Alcione preferiu não gravar na ocasião porque, à época, Clara Nunes havia morrido há pouco tempo e ela não pretendia "ficar no rastro" da cantora, segundo Gerônimo.

Tempos depois, Vevé e Gerônimo foram ao Rio de Janeiro apresentar a canção à gravadora Som Livre, para que fosse aprovada para integrar a trilha da novela Tenda dos Milagres. 

Gerônimo conta que Vevé que teve uma ideia inusitada: colocar a fita com a gravação em um envelope grande de papelaria e dizer à secretária da gravadora que a entrega era feita a pedido do responsável por escolher a trilha, Dori Caymmi. "Foi o que criou o atrativo", relembrou Gerônimo. 

Notícias relacionadas