Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Prestes a ser inaugurada, nova sede do Neojiba recebe visita de profissionais da imprensa

Cultura

Prestes a ser inaugurada, nova sede do Neojiba recebe visita de profissionais da imprensa

Com investimento de R$ 13,5 milhões, a sede do programa está instalada em área de dez mil metros quadrados na Liberdade

Prestes a ser inaugurada, nova sede do Neojiba recebe visita de profissionais da imprensa

Foto: Alberto Coutinho / Governo da Bahia

Por: Metro1 no dia 28 de junho de 2019 às 17:11

A nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, no bairro da Liberdade, em Salvador, recebe os últimos retoques para ser inaugurada no dia 9 de julho. Nesta sexta-feira (28), durante uma visita guiada, profissionais da imprensa conheceram o espaço que conta com um sofisticado sistema de isolamento acústico, ideal para o desenvolvimento dos músicos.

Com investimento do Governo do Estado no valor de R$ 13,5 milhões, a sede do programa está instalada em área de dez mil metros quadrados do Parque do Queimado, sendo mil metros quadrados de área construída. O projeto da estrutura inclui uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 pessoas; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores; um edifício com sala de ensaio de 180 e 300 metros quadrados; e outra construção com 15 salas de ensaio.

“Agora, nossas crianças sabem que elas têm uma casa, com equipamentos equivalentes às melhores instituições de ensino de música do mundo. O Neojiba já realizou milagres levando a orquestra Juvenil para várias turnês internacionais, trabalhando com os melhores músicos do planeta e recebendo sempre críticas excelentes”, afirmou o fundador e diretor-geral do Programa Neojiba, Ricardo Castro.

Atualmente, o Neojiba reúne mais de 1.800 beneficiados, entre 6 e 29 anos, que participam das atividades em Salvador e municípios de 13 territórios de identidade do estado. O programa é uma ação de política pública do Governo, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e participação da sociedade e de entidades e empresas parceiras, nacionais e estrangeiras.

Presente na visita guiada, o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, destacou que o Neojiba é um exitoso programa socioassistencial do Estado, que recupera a cidadania e forma crianças e adolescentes através da música. “O programa faz com que o jovem em situação de vulnerabilidade social, principalmente de bairros mais populares, tenham uma oportunidade cidadã para buscar, através da música, reconhecimento pessoal e profissional”, afirmou o gestor.

Tecnologia
Além de toda a estrutura, a nova sede terá internet de alta velocidade, via fibra ótica. A ação foi viabilizada a partir de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), que está interligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Para a secretária de Secti, Amélia Carvalho, a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no desenvolvimento dos músicos. "Vai permitir que as pessoas nesse prédio recebam informações de outros lugares do Brasil e do mundo, com velocidade e alta qualidade, contribuindo com todo o tipo de conteúdo para a formação desses jovens".