Cultura

Banda ÀTTØØXXÁ retira quadros com temática escravista em decoração de hotel

Uma das telas mostra um negro recebendo chibatadas. "A gente está tirando essa desgraça toda", dizem

[Banda ÀTTØØXXÁ retira quadros com temática escravista em decoração de hotel]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 22 de Julho de 2019 ⋅ 08:30

Os membros da banda baiana ÀTTØØXXÁ, que tocou neste domingo (21) em Belo Horizonte, se irritaram com os quadros que decoravam seus quartos em um hotel na capital mineira. As telas tematizavam a escravidão e em uma das pinturas aparece, inclusive, um homem levando chibatadas.  

"Insulto à nossa raça, é o que está acontecendo nesse hotel aqui. A decoração é a escravidão", denunciaram os artistas, em vídeos publicados em redes sociais. As postagens mostram ainda o momento em que eles retiram as telas das paredes: "A gente está tirando essa desgraça toda".

"Chegamos ontem à noite cansados, deitamos pra um cochilo e percebemos depois os quadros. Toda a equipe está dividida em cinco quartos e tinham em todos quadros que mostravam um período de escravidão, homens negros carregando uma mulher branca, um homem negro sendo chibatado”, disse o cantor Raoni Canalha em entrevista à MarieClaire.

Ele completou: "Ligamos na recepção e não tinha gerente no momento, então tiramos os quadros dos quartos e pela manhã eles não estavam mais no corredor. Eram cinco ou seis quadros. Ficamos tristes com essa situação, em pleno século XXI ainda vemos este tipo de 'decoração'. Alguém que acha normal esses quadros num hotel, é provavelmente alguém que ainda aprova esses atos. Resolvemos gravar e mostrar para que as pessoas percebam o quanto ainda há preconceitos e racismo disfarçado".

Notícias relacionadas

[Criadores de Game of Thrones assinam contrato com a Netflix]
Cultura

Criadores de Game of Thrones assinam contrato com a Netflix

Por Kamille Martinho no dia 08 de Agosto de 2019 ⋅ 22:00 em Cultura

Atualmente, os roteiristas estão escrevendo e produzindo um dos filmes da próxima trilogia de Star Wars, além de estarem confirmados em projetos da Disney e Universal