Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cultura

Em livro, Rachel Bassan conta saga de família judia na Revolução Russa

Escritora avalia que a questão pode ter sido ocultada ao longo do tempo porque os imigrantes tinham receio de serem perseguidos no país

Em livro, Rachel Bassan conta saga de família judia na Revolução Russa

Foto: Reprodução/ Facebook

Por: Juliana Almirante no dia 16 de outubro de 2019 às 08:49

Autora do livro "Bela de Odessas: saga de uma família judia na Revolução Russa", a escritora e professora Rachel Bassan afirmou, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (16), que a obra aborda um tema pouco contado na literatura brasileira: a Revolução Russa. 
   
"Pouca gente sabe o que aconteceu. Temos muitos imigrantes que vieram da Rússia e da Polônia, do leste europeu, para o Brasil. Temos várias colônias daquela parte do mundo e essa história não é muito contada", avaliou. 

Rachel acredita que a questão pode ter sido ocultada ao longo do tempo porque os imigrantes tinham receio de serem perseguidos no país. 

"É muito interesante, porque é uma história que ficou calada por muitas décadas. Tenho impressão que tenha sido por causa de medo e cautela. Eles tinham muito medo de continuarem a ser perseguidos aqui", explica. 

Ela afirma que o livro histórico narra a vida de um casal, que foi separado com a revolução, e conta com personagens reais, como Lênin e Trótski. 

"Então é muito interessante, principalmente para os jovens que não conhecem a história da Revolução Russa. É uma forma de aprender a história com uma narrativa cheia de aventura. Foi a forma que encontrei de honrar essa história e essa trajetória, de todos aqueles que pareceram para a gente estar aqui hoje, contando com liberdade. Essa foi minha missão", defende.