Cultura

Prêmio Camões será entregue a Chico Buarque mesmo sem assinatura de Bolsonaro

Assinatura do presidente é formalidade, dizem autoridades portuguesas

[Prêmio Camões será entregue a Chico Buarque mesmo sem assinatura de Bolsonaro]
Foto : Divulgação

Por Adelia Felix no dia 04 de Dezembro de 2019 ⋅ 15:18

O Ministério da Cultura de Portugal confirmou que o Prêmio Camões será entregue a Chico Buarque no dia 25 de abril de 2020, em Lisboa. Segundo o ministério, a entrega está garantida mesmo que o presidente Jair Bolsonaro não assine o diploma da condecoração.

A data, a mesma da Revolução dos Cravos, foi escolhida pelo cantor. Segundo as autoridades portuguesas, a parte financeira da premiação foi resolvida em junho, e a assinatura do diploma pelo presidente é apenas uma formalidade. Isso não impede a entrega e a cerimônia.

Chico Buarque foi anunciado vencedor do Prêmio Camões 2019 no dia 21 de maio, após reunião do júri, na Biblioteca Nacional, no Rio. O prêmio, de 100 mil euros, é dividido entre Portugal e Brasil.

Em outubro, ao ser questionado por jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada se assinaria o diploma do prêmio, Bolsonaro disse: “Eu tenho prazo? Então 31 de dezembro de 2026, eu assino”.

Notícias relacionadas

[Filme sobre Adoniram Barbosa chega hoje aos cinemas]
Cultura

Filme sobre Adoniram Barbosa chega hoje aos cinemas

Por James Martins no dia 23 de Janeiro de 2020 ⋅ 10:25 em Cultura

“Adoniran – Meu Nome é João Rubinato" traz imagens raras do compositor de "Trem das Onze" e depoimentos de nomes como Elis Regina