Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

'É como se tivesse arrancando uma coisa minha', diz Adelmário Coelho sobre abate de jumentos

Cultura

'É como se tivesse arrancando uma coisa minha', diz Adelmário Coelho sobre abate de jumentos

"Nenhum outro estado do Nordeste conseguiu viabilizar esse abate e acho muito triste", reclamou.

 'É como se tivesse arrancando uma coisa minha', diz Adelmário Coelho sobre abate de jumentos

Foto: Lara Curcino/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 11 de dezembro de 2019 às 12:37

O cantor Aldemário Coelho criticou, durante entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (11), o abate de jumentos que é feito por frigoríficos no estado. Natural de Curaçá, o forrozeiro lembrou que o animal faz parte da cultura do nordestino, principalmente do interior do estado.

"Vejo com tristeza e te falo com maior sinceridade: é como se tivesse arrancando uma coisa minha", lamentou.

Ele diz que quem já andou em lombo de jumentos e dependeu dos animais reconhece a importância deles como uma espécie de bicho de estimação. Adelmário se uniu ao compositor Junior Vieira e lançou a canção "Burro é quem mata jumento".

"As veredas do sertão hoje são desvirginadas por moto. Claro que cresceu a população, mas é um destino muito cruel e a Bahia, na minha opinião, está na contramão, porque é o unico estado que conseguiu oficializar essa matança dos jumentos. Nenhum outro estado do Nordeste conseguiu viabilizar esse abate e acho muito triste", reclamou.

Abate

O abate dos jumentos era proibido por uma liminar, que foi suspensa no dia 13 de setembro deste ano. Segundo informações do vice-presidente do TRF, de Cássio Marques, a liminar da Justiça Federal feria a economia pública, porque a suspensão do abate interrompe atividades e comercialização de produtos e também promove um déficit na geração de emprego e renda.

Já dia 11 de setembro, uma fazenda de criação de jumentos de Itapetinga foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente após denúncias de maus-tratos aos animais. A estimativa é de que cerca de 200 jumentos tenham morrido no local.