Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Painéis de Carybé em imóveis de Salvador serão tombados

Cultura

Painéis de Carybé em imóveis de Salvador serão tombados

Obras vão se tornar, de maneira definitiva, patrimônio cultural do município

Painéis de Carybé em imóveis de Salvador serão tombados

Foto: Jonas Grebler/Instituto Carybé/Facebook

Por: Metro1 no dia 23 de janeiro de 2020 às 11:00

Dezenove painéis produzidos pelo artista plástico argentino Carybé (1911-1997) serão tombados, em cerimônia marcada para amanhã (24), no Forte de São Diogo, na Barra. 

Distribuídas em vários imóveis pela cidade, as obras vão se tornar, de maneira definitiva, patrimônio cultural do município. Com isso, os painéis se tornam protegidas por lei.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, lembrou, em entrevista ao A Tarde, que as obras estão localizadas em edifícios particulares, alguns sem preservação.

“Percebemos o risco de muitos desses painéis se perderem. Nem todos os proprietários dos edifícios têm o cuidado necessário para proteger essas obras de arte, feitas por uma artista mundialmente conhecido”, disse.

Os painéis estão em imóveis como o Teatro Castro Alves, Fundação Casa de Jorge Amado e o Edifício Bráulio Xavier. A prefeitura pretende fazer um circuito, com um mapa para apontar com a localização de todos os painéis.

A decisão pelo tombamento foi tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultura, a partir do mapeamento de painéis artísticos e murais de Salvador, feito, em 2009, pela professora Neila Maciel.