Cultura

Nelson Rufino recebe Comenda Dois de Julho nesta segunda na Alba

Autor de clássicos como "Todo Menino é um Rei" e "Verdade", o sambista comemora 55 anos de carreira

[Nelson Rufino recebe Comenda Dois de Julho nesta segunda na Alba]
Foto : Divulgação

Por James Martins no dia 16 de Fevereiro de 2020 ⋅ 08:30

Nelson Rufino, autor de clássicos da música brasileira como "Todo Menino é um Rei" e "Verdade", recebe a Comenda Dois de Julho nesta segunda-feira (17), às 10h, em sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. Iniciativa do deputado estadual Jacó, o evento promete atrair amigos e parceiros do sambista que tem 55 anos de carreira e 77 de vida.

Oriundo da Escola de Samba Filhos do Tororó, Rufino compôs seu primeiro samba enredo, "Postais da Bahia", em 1965, com o qual a escola foi campeã. Sua primeira música gravada foi "Alerta Mocidade", por Eliana Pittman, em 1970. Um ano depois, ganhou o primeiro festival de samba do Bloco Apaches do Tororó, com o samba "Blusão do Ano Passado".

A sessão especial vai reunir duas gerações distintas para homenagear o compositor na Alba: as crianças do bloco "Todo Menino é um Rei" e o grupo de senhoras do "Vivavós", do bairro do Garcia. Para compor a mesa, são esperados amigos, intelectuais e autoridades, a exemplo de Edil Pacheco, Roberto Mendes, Vovô do Ilê e o professor Jayme Sodré.

"Conhece um ser humano agradecido? Sou eu", diz o artista, poeta e devoto de Seu Genésio e Dona Chiquinha, seus pais. Aos 77, Rufino afirma que é "dignificante" estar ativo nessa idade, cantando e compondo. Autor das inéditas "Impermanência" e "O Mundo é dos Guerreiros", ele fez show na Casa Ninja Bahia (Rio Vermelho) no último dia 12, ao lado de Caetano Veloso e das cantoras Teresa Cristina e Maryzelia.    

Notícias relacionadas

[Sambista Riachão morre aos 98 anos]
Cultura

Sambista Riachão morre aos 98 anos

Por Matheus Simoni e James Martins no dia 30 de Março de 2020 ⋅ 10:05 em Cultura

Riachão é compositor de sambas como "Cada Macaco no Seu Galho" e "Vá Morar Com o Diabo" e planejava lançar um álbum ainda neste ano