Cultura

Morre aos 92 anos Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix

Quadrinista teve ataque cardíaco, segundo a família

[Morre aos 92 anos Albert Uderzo, um dos criadores de Asterix]
Foto : Georges Seguin

Por Juliana Rodrigues no dia 24 de Março de 2020 ⋅ 10:40

O quadrinista francês Albert Uderzo, criador do personagem Asterix, morreu aos 92 anos. A informação foi divulgada pela família do desenhista hoje (24). Ele morreu em Neuilly-sur-Seine, na região parisiense. "Albert Uderzo morreu dormindo em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco não relacionado ao coronavírus. Ele estava muito cansado há várias semanas", disse seu genro Bernard de Choisy.

Uderzo criou os quadrinhos de Asterix e Obelix ao lado de René Goscinny, em 1959. Seis décadas depois, cerca de 370 milhões de cópias já foram vendidas mundo afora, traduzidas para 111 línguas e dialetos. Ambos publicaram 24 álbuns.

Goscinny morreu em 1977, aos 51 anos de idade. Durante muito tempo, Uderzo se opôs à criação de novas histórias após a morte de seu colega. Em 2011, ele passou o legado a autores mais jovens, supervisionando o trabalho deles.  A última obra, "A filha de Vercingétorix", dirigida por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, foi lançada em outubro de 2019, para celebrar o 60º aniversário da primeira edição.

Notícias relacionadas

[Sambista Riachão morre aos 98 anos]
Cultura

Sambista Riachão morre aos 98 anos

Por Matheus Simoni e James Martins no dia 30 de Março de 2020 ⋅ 10:05 em Cultura

Riachão é compositor de sambas como "Cada Macaco no Seu Galho" e "Vá Morar Com o Diabo" e planejava lançar um álbum ainda neste ano