Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Novo desastre na restauração espanhola: Imaculada Conceição é desfigurada

Cultura

Novo desastre na restauração espanhola: Imaculada Conceição é desfigurada

O país está se especializando em destruir seu patrimônio artístico e fornecer memes para internet

Novo desastre na restauração espanhola: Imaculada Conceição é desfigurada

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 24 de junho de 2020 às 11:10

Nos últimos anos, restauração na Espanha está virando sinônimo de meme e desastre. Dessa vez, foi um colecionador de arte de Valência que tomou um susto ao receber de volta uma pintura do artista barroco Bartolomé Esteban Murillo que entregou para um simples trabalho de limpeza. Ele pagou 1.200 euros pelo trabalho, mas, de acordo com informações do site Europa Press, deu sujeira.

Apesar de duas tentativas de corrigir a desfiguração, o quadro da Imaculada Conceição ficou mesmo irreconhecível. E foi o que bastou para a obra se inserir na galeria que tem como patrono o afresco de Jesus Cristo que uma gentil senhora deformou em 2012 e consagrou como imagem icônica da internet.

Vale lembrar que no ano passado, uma estátua de São Jorge, do século XVI, pertencente a uma igreja de Navarra, também viralizou ao ser transformada em uma espécie de Playmobil após um restauro. O fato é que, atualmente, não há lei na Espanha regulando a restauração e proibindo que qualquer um interfira em obras de arte.

Por isso, em comunicado, e já com atraso, a Associação Profissional de Restauradores e Conservadores do país (Acre) condenou a falta de proteções legais e referiu-se ao último incidente como um ato de "vandalismo". "Essa falta de regulamentação se traduz na falta de proteção de nossa herança", diz a nota.

E acrescenta: "Nos últimos anos, os profissionais de restauração e conservação foram forçados a emigrar ou deixar suas profissões devido à falta de oportunidades". O texto prevê ainda que, a continuarem as coisas assim, o segmento restauração corre "sério risco de desaparecer" na Espanha.